Quem sou eu

Minha foto
Ponta Porã, MS, Brazil
Sou Professora de séries iniciais e atualmente estou como professora coordenadora na Escola Municipal Maria Lígia Borges Garcia. Amo trabalhar com crianças e alfabetizar. Também gosto muito de artesanato: biscuit, trabalhos em EVA, tricô e crochê(confecção de roupinhas de bebês)e receitas culinárias.

23 de março de 2011

I Forum de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas

Na última sexta-feira, dia 18/03/2011, Altacira e eu participamos juntamente com vários segmentos da sociedade pontaporanense, do I Fórum de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Sustentável. O projeto foi dividido em 4 eixos: 
  1. Prevenção e Mobilização Social;
  2. Tratamento ao Usuário e a Família;
  3. Reinserção;
  4. Repressão.
 O Prefeito Senhor Flávio Kayatt e demais autoridades presentes tomaram a palavra e falaram sobre essa chaga que afeta a humanidade, principalmente a nossa região de fronteira, especificamente, a linha que divide Brasil e Paraguai. A Secretária de Educação Professora Leny pediu aos jovens que não compartilhem do copo de outras pessoas, pois aí pode estar o começo de um caminho sem volta.
O Promotor Sérgio Arfuchi - Presidente Estadual de Enfrentamento contra Drogas disse que o Brasil ocupa o 6º lugar em mortes de adolescentes e que isso acontece porque os filhos não honram mais pai e mãe, não cumprem o sagrado mandamento de Deus que está na Bíblia: "honrar pai e mãe".
No período Matutino houve a palestra Responsabilidade Social, por Helena Demétrio Gasparini que discorreu com muita ênfase sobre FAMÍLIA, dizendo que é a melhor "ARMA" e AMOR é a melhor "VACINA" contra as drogas. Foi muito feliz em sua palestra, pois falou de um tema sério enfatizando relações de confiança, respeito, diálogo, como prevenir, durante a adolescencia, fatores que levam o adolescente a experimentar as drogas, o papel da escola, das Universidades, da Mídia, do Governo na prevenção, os efeitos e o tratamento, tudo isso de uma forma bem humorada, brincando com a plateia. Marcou muito as imagens que ela apresentou no final da palestra: uma criança com uma chupeta e um cigarro na boca e a mais chocante e triste: um menino dormindo nos braços de uma estátua, parecia querer mostrar ao mundo que também tem uma mãe que o segura e vela durante o sono.
A palestra seguinte foi motivacional, por Moacir Pereira Júnior e começou com um pedaço eletrizante do filme Limite Vertical, onde um pai escolheu salvar seus dois filhos sacrificando sua própria vida ( não sei se ele chegou a morrer, pois o filme foi cortado justamente aí e ficamos sem saber, mas vou assistir o filme e depois conto o que aconteceu ), mas voltando a palestra, o palestrante enfatizou as escolhas que cada um faz para sua vida, que todos temos o direito de escolher, que uns escolhem o caminho certo e que outros muitas vezes não têm a noção do que é certo e por influência ou por ignorância vão por um caminho sem volta, o caminho das drogas.
Durante o dia todo houve apresentações de teatro do grupo teatral da Igreja Restauração de Vidas, enfatizando as drogas.
A psiquiatra Maria Delma Arguello Vera explicou como as drogas agem no cérebro humano, falou da dependência da cocaína, dos efeitos psíquicos, efeitos físicos, síndrome de abstinência, intoxicação aguda, overdose, complicações psiquiátricas(transtornos, delírios), complicações clínicas(necrose, trombose, retardo de crescimento, baixo peso intrauterino). Disse que no tratamento deve-se entrelaçar fatores biológicos, psicológicos e sociais, que é um processo lento composto por várias etapas com serviço ambulatorial, acompanhamento intensivo, semi intensivo e não intensivo, com atividades individuais, grupais, oficina terapêutica, atendimento domiciliar e a família e atividades comunitárias.
A Banda de Música Municipal Professor Isaac Borges Capillé, fez uma brilhante apresentação ao público presente.
 A Doutora Nina Negri Shinaider falou sobre Crianças e Adolescentes: ECA, perda do pátrio poder, lar substituto e abrigos. Disse que é preciso encaminhar os problemas para serem resolvidos, pois o juiz não sai a procura dos menores na rua, então conclamou a população para denunciar os abusos contra os menores.
Vera Lucia Oliveira do CREAS, falou sobre os norteadores do Creas, público alvo e disse que a missão é oferecer apoio a indivíduos e familiares, ressocialização social e familiar.
A Doutora Sílvia - psicóloga fechou o Fórum com a palestra Criança e Adolescente, falando sobre o desenvolvimento da criança/adolescente, dizendo que a responsabilidade deve ser formada até os 5 anos e que os pais são responsáveis por essa formação.