A reunião começou com a avaliação do projeto em cada escola, como ocorreu, quais dificuldades e os pontos positivos.
Diego e Fernandes fazendo apresentação dos pontos positivos e negativos do Projeto UCA da Escola M.Maria Lígia Borges Garcia - Ponta Porã/MS. |
Logo após houve a discusão do texto "Weblog: Considerações sobre sua arquitetura e uso pedagógico", onde ficou evidente a importância da criação e uso pedagógico do blog no processo ensino aprendizagem. A professora Sueli deixou claro que o blog não deve ser usado apenas como meio informativo, mas possibilitar trocas em rede: troca de experiências para gerar conhecimento, questionamento, autoria, produção e comunicação, de preferência, produção do aluno , que deve ser ensinado a pesquisar e selecionar os conteúdos para poder ser autor e não apenas copiar um conteúdo, mas elaborar e tornar esse texto coletivo, partilhado, comentado...
Também precisamos trabalhar bastante o senso crítico e a autoconfiança para aceitar os comentários e comentar de volta dando sempre respostas coerentes aos comentários postados no blog, pois isso gera conflito e consequentemente, aprendizagem.
O blog não deve ter o fim de obrigatoriedade, mas ser livre, atrativo, com assuntos interessantes e curiosidades, deve ser um diário virtual, um espaço coletivo para gerar aprendizagem entre os alunos.
Foi discutido também o uso pedagógico do e-mail, lista de discussão e wiki.