Quem sou eu

Minha foto
Ponta Porã, MS, Brazil
Sou Professora de séries iniciais e atualmente estou como professora coordenadora na Escola Municipal Maria Lígia Borges Garcia. Amo trabalhar com crianças e alfabetizar. Também gosto muito de artesanato: biscuit, trabalhos em EVA, tricô e crochê(confecção de roupinhas de bebês)e receitas culinárias.

12 de abril de 2011

UCA EM CAMPO GRANDE

            Dia 06 de abril de 2011, eu, o Fernandes e o Diego, estivemos em Campo Grande, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, para mais uma etapa de formação do Projeto UCA - um computador por aluno, com a participação de vários municípios/escolas. 
            A reunião começou com a avaliação do projeto em cada escola, como ocorreu, quais dificuldades e os pontos positivos.

Diego e Fernandes fazendo apresentação dos pontos positivos e negativos do Projeto UCA da Escola M.Maria Lígia Borges Garcia - Ponta Porã/MS.




            Logo após houve a discusão do texto "Weblog: Considerações sobre sua arquitetura e uso pedagógico", onde ficou evidente a importância da criação e uso pedagógico do blog no processo ensino aprendizagem. A professora Sueli deixou claro que o blog não deve ser usado apenas como meio informativo, mas possibilitar trocas em rede: troca de experiências para gerar conhecimento, questionamento, autoria, produção e comunicação, de preferência, produção do aluno , que deve ser ensinado a pesquisar e selecionar os conteúdos para poder ser autor  e não apenas copiar um conteúdo, mas elaborar e tornar esse texto coletivo, partilhado, comentado...
             Também precisamos trabalhar bastante o senso crítico e a autoconfiança para aceitar os comentários e comentar de volta dando sempre respostas coerentes aos comentários postados no blog, pois isso gera conflito e consequentemente, aprendizagem.
             O blog não deve ter o fim de obrigatoriedade, mas ser livre, atrativo, com assuntos interessantes e curiosidades, deve ser um diário virtual, um espaço coletivo para gerar aprendizagem entre os alunos.
             Foi discutido também o uso pedagógico do e-mail, lista de discussão e wiki.