Quem sou eu

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Ponta Porã, MS, Brazil
Sou Professora de séries iniciais e atualmente estou como professora coordenadora na Escola Municipal Maria Lígia Borges Garcia. Amo trabalhar com crianças e alfabetizar. Também gosto muito de artesanato: biscuit, trabalhos em EVA, tricô e crochê(confecção de roupinhas de bebês)e receitas culinárias.

6 de junho de 2011

Atividade Pedagógica com UCA

             No último sábado, dia 04/06/2011, estivemos reunidos na Escola Municipal Maria Lígia Borges Garcia, na sala de tecnologia para estudar os textos Ideias de vários autores, discutir e realizar as atividades I e II do Módulo III.
             Questionou-se bastante o uso das perguntas em sala de aula: cada grupo estudou sobre um autor e sua teoria e depois foi exposto ao grande grupo e todos participaram contribuindo com suas colocações.
             Foi discutido a importância da leitura e de estar antenado com os fatos atuais; tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo o professor precisa ter conhecimento para poder mediar as questões levantadas pelos alunos em sala de aula, pois para argumentar com os alunos utilizando perguntas desafiadoras que gerem reflexão e formulação de hipóteses para chegar a resposta correta, o professor precisa ter um vasto conhecimento de mundo, estar sempre informado, não para dar respostas prontas, mas para direcionar o aluno a ser agente de sua aprendizagem.
             O grupo que ficou com o fio de Ariadne chegou a conclusão que os laptops são os nossos "minotauros" e a Secretaria de Educação, Mec, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, etc, são o fio de Ariadne e nos auxiliam a dominar esse minotauro.
             Lea Fagundes defende a inclusão da internet na escola, a busca de conhecimento por parte de professores e alunos, melhorar sempre a tecnologia na escola; fazer por fazer não compensa; é preciso fazer bem feito.

             Edgar Morin defende que é necessário refletir a educação contemporânea, colocar o aluno no centro do ensino, como participante ativo do processo de aprendizagem, valorizar os questionamentos, as hipóteses, o interesse e  conhecimento prévio do educando.