Nas afirmações nota-se a importância do questionar, do perguntar, do desafio, das questões significativas. É necessário que haja interesse para que o aluno formule perguntas e busque respostas.
As ideias desses autores foram selecionadas para abrir o módulo para que possamos refletir e mudar nossa prática em sala de aula, pois o grande problema da educação é justamente esse: conteúdos prontos e em grande quantidade, impostos aos alunos como se fossem verdades absolutas, sem questionamentos, sem interesse e participação do aluno que copia por copiar e muitas vezes sem entender o que está fazendo ou para o que serve aquele conteúdo; não há relação do conteúdo com a vida do aluno, não se leva em consideração a aprendizagem prévia, o que ele sabe daquele assunto; é como se ele fosse apenas e tão somente um receptor, sem vontade própria e sem nenhuma bagagem anterior.
As perguntas são extremamente importantes para a aprendizagem, pois permitem que haja reflexão, enquanto pensa para responder o aluno formula hipóteses, busca solução, entra em conflito... O conflito gera aprendizagem. Quando o aluno pergunta, participa, interage, tem interesse pelo assunto em questão, torna-se participante ativo de sua aprendizagem e capaz de entender o que faz em uma sala de aula, qual seu papel na comunidade escolar e sociedade.